Dica de Filme – O Grande Mestre (Ip Man)

Fala Peoples.

Sei que o numero de post sobre outros assuntos além de games que é publicado pelo Vinni anda cada vez mais baixo. E tudo tende a piorar, afinal semana que vem acaba as férias, então além de trabalho o dia todo que me mantem longe de notícias, terei faculdade a noite tendo bem pouco tempo pra ler e escrever algo bacana pra vocês.

Porem como essa semana ainda não tenho aulas vou tentar trazer o máximo de indicações, dicas e noticias que achar mais relevante sobre quadrinhos, filmes, animes e mangás.

A dica de hoje é sobre o primeiro filme da trilogia  “Ip Man” ou “O Grande Mestre”.

Ip Man é uma espécie de “semi-biografia” de Ip Man, o grande mestre do estilo “Wing Chun” de Kung Fu. Além de grande mestre do estilo, Ip Man ganhou notoriedade por ser um dos primeiros mestres a ensinar kung fu abertamente ao publico e seu aluno mais notório foi nada mais nada menos do que Bruce Lee.

Ip Man foi interpretado, nos dois primeiros filmes, por Donnie Yen, que participou já de diversos filmes de artes marciais chineses e teve participações em Blade II (2002) e Highlander: A Batalha Final (2000). Yen nos traz um filme com uma narrativa muito boa e ótimas cenas de lutas.  Donnie Yen também é considerado pelo IMDB o quarto melhor ator de artes marciais ficando atrás dos 3 consagrados atores, Jackie Chan, Bruce Lee e Jet Li.

Mestre Ip Man e Bruce Lee

O primeiro filme se passa durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa que ocorreu entre  1937 e 1945 entre a China e o Japão na cidade de Foshan, cidade que concentrava diversas escolas de artes marciais do sul da china e dentre todas as escolas o estilo Wing Chun era considerado de mais alto nivel, o que garantia a Ip Man grande prestigio na cidade. Apesar de diversos estilos de artes marciais a cidade possuía uma certa harmonia que fora quebrada por Jin Shanzhao, artista marcial do norte e extremamente violento, interpretado por Fan Siu-wong, que resolve atacar todas as escolas de Fochan para provar que o estilo de luta do norte é mais forte que o do sul. Após derrotar quase todas as escolas de artes marciais, apenas o calmo e discreto mestre Ip Man resta na lista de Jin. Desafiando Ip Man e sua casa Jin é facilmente derrotado, fazendo mudar sua visão sobre a artes marciais do sul.

Pouco tempo após o incidente com Jin Shanzhao, a guerra chega a Fochan que é tomada por japoneses. A casa de Ip Man que era a maior da região e todos seus bens são tomados pelo exercito japonês, fazendo com que Ip Man e sua família se mudem para uma casa precária no subúrbio. No desespero Ip, aceita trabalhar em uma mina de carvão para poder sustentar sua família.  Enquanto isso o General Miura do exercito japonês, mestre em karatê, promove lutas onde mestres de kung fu lutam contra soldados japoneses por sacos de arroz. Após presenciar o assassinato de um amigo em uma destas lutas Ip se candidata a uma luta onde derrota vários soldados japoneses de uma só vez e acaba recebendo o convite para treina-los. Ip recusa imediatamente e desafia Miura pra um duelo na praça de Fochan, Ip mostra toda sua habilidade durante a luta porém nos momentos finais um oficial do exercito japonês atira em Ip Man causando grande confusão na praça.

Ip Man sobrevive ao tiro e foge com a familia para Hong Kong, onde mais tarde depois de muita dificuldade estabelece uma nova escola de Wing Chun onde terá como aluno Bruce Lee.

O segundo Filme da Série mostra como foi a chegada de Ip Man em Hong Kong e as dificuldades passadas por ele e sua família para se estabelecerem na cidade. Equanto o Terceiro filme Ip Man A Lenda que Nasce, conta a história da infância e da juventude de Ip Man.

About these ads

5 Comentários

Arquivado em GON News, Nerds

5 Respostas para “Dica de Filme – O Grande Mestre (Ip Man)

  1. Wagner

    Esse filme é d+

  2. vai sair o 4 quero ver o Lee em ação

  3. Gisele

    nos deixa uma mensagem muito importante

  4. Filme simplesmente maravilhoso. Recomendo e tenho certeza que acharao o mesmo. Fiquei impressionado pela historia deste mestre do Wing Chu, com sua maneira simples e humilde de lutar. A historia `e tocante e prende nossa atencao do inicio ao fim. Excelente filme.

  5. Rodrigo Lima

    Sempre vi filmes do Bruce Lee que é sem comentários como o cara bate com segurança e sempre fiquei muito curioso de como o mesmo tinha aprendido tão bem o Kung fu,após assistir o filme que relata a história de seu mestre,percebi que a disclina pela arte mostrou a grande supremacia do mestre Ip man,simplismente um filme fantástico e perfeito a quem aprecia artes marcias,paguem pra ver,é perfeito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s